12.7.06

O Agaricus blazei


Agaricus
Nome genérico de um tipo de cogumelo comestível e medicinal cultivado na América do Sul, sendo a região Centro - Oeste atualmente o melhor local para o plantio por possuir o clima ideal para o plantio deste fungo. Não é um cogumelo comum, mas o resultado da fusão de vários tipos de fungos, principalmente de blazei e silvaticus, com o nome científico de Agaricus Blazzei Murril.

Diferentemente dos demais cogumelos, que só se desenvolvem na sombra e na umidade, o agáricus cresce sob intenso sol, o que lhe valeu o apelido de "cogumelo do sol" (em japonês, tayo-no-kinoko). No agaricus, foram identificados mais de 50 princípios ativos, entre eles grupos de polissacarídeos, enzimas, aminoácidos e vitaminas, além de substâncias como a nocotinamida, de ação comprovada contra várias doenças.

A composição desse cogumelo tem-se revelado, segundo recentes pesquisas realizadas nos laboratórios da King Drew University, de Los Angeles (EUA), mais poderoso que os cogumelos conhecidos, e aparentemente eficaz no tratamento dos mais diversos tipos de câncer, com relatos de casos de sensíveis melhoras no quadro clínico de pacientes em estado avançado. Agárico está sendo usado como preventivo contra fatores imunossupressores, tais como: estresse, poluição, histórico familiar ou envelhecimento. Seu uso também é indicado como coadjuvante nos tratamentos convencionais, pois minimiza os efeitos colaterais característicos da terapias invasivas (quimioterapia, radioterapia).

"Cientista afirmou num congresso médico que" Agaricus do Brasil, está para o câncer assim como a penicilina, na década de 40, estava para as infecções".

Além de substâncias anti-tumorais eles possuem substâncias que reduzem a pressão sanguínea, glicose e colesterol, sunbstância anti-trombo, ação positiva sobre o mal de Alzheimer e o vírus HIV (AIDS) e fibras alimentares, cujas aplicações práticas estão sendo pesquisadas.

O cientista que mais estuda o agaricus é o dr. Mandooh Ghoneum, egípcio de nascimento,um cientista que acumula uma série de títulos. É PhD, professor Associado a Imunologia, Chefe da Divisão de Pesquisas do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade da Califórnia (UCLA). Na cátedra de Ciências, é pós- graduado pela Universidade de Mansoura (Egito), doutorado pela faculdade de Tóquio e pós- doutorado pela UCLA. Nessa última, ocupa, também, a cadeira de professor Associado do Departamento de Anatomia e Biologia Celular. É respeitado por suas extensivas pesquisas no combate a tumores, utilizando um composto ativo de hemicelulose (AHCC). A "Johrei Results já apresentou etapas de seus estudos com essa substância simpósios internacionais. Graças a esse trabalho, foi premiado, com o certificado de conclusão pelo "adjuvante Nutrition", durante a realização do Simpósio sobre Tratamento de câncer, provido pela sociedade Americana do Câncer.

As "natural killkers" ou células destruidoras de tumores. Resultado das pesquisas do dr. Mandooh Ghoneum, da universidade da Califórnia, elas constituem a primeira linha de defesa contra o câncer e células virais, sendo capazes de produzir anticorpos; mas fatores como o estresse e o envelhecimento diminui sua ação.